Brasileiros ficam fora de pódio na corrida São Silvestre - PATOENSE.COM - O Portal de Notícias do Grupo Patoense

Brasileiros ficam fora de pódio na corrida São Silvestre

O etíope Belay Bezabh, 23, desbancou o bicampeão Dawit Admasu (2014 e 2017) e ficou com o título da categoria masculina da 94ª São Silvestre, na manhã desta segunda-feira (31). Foi a primeira conquista dele na tradicional corrida de rua de São Paulo.

Com a conquista, Belay garantiu à Etiópia a quinta vitória do país nesta década, considerando que Admasu, naturalizado barenita, nasceu no país e venceu a prova de 2017 ainda como seu representante.

No ano passado, Bezabh havia ficado com a segunda colocação, atrás justamente de Admasu. Neste ano, a vitória veio com uma ultrapassagem nos últimos metros de prova.

O melhor brasileiro foi Giovani dos Santos, 37, que terminou na oitava posição. No ano passado, Ederson Pereira foi o mais bem colocado do país, com a 12ª posição.

A queniana Sandrafelis Chebet Tuei, 20, venceu a prova feminina com o tempo de 50 minutos e dois segundos.

Tuei vinha atrás da compatriota Pauline Kamulu até a subida da Brigadeiro Luis Antônio, mas imprimiu ritmo forte na parte final do trajeto e garantiu o título.

Mestawut Fikir Truneh, da Etiópia, chegou em terceiro. Esther Kakuri, do Quênia, e a etíope Birthukan Alemu completaram o pódio.

Assim como na categoria masculina, as africanas vêm dominando a São Silvestre nas últimas edições.

Desde que o Brasil venceu pela última vez a prova, em 2006, com Lucélia Peres, as quenianas venceram nove vezes, além de três vitórias de etíopes.

A melhor brasileira foi Jenifer Silva, 27. A atleta que compete pelo Esporte Clube Pinheiros terminou na oitava colocação. No ano passado, a brasileira mais bem colocada foi Joziane Cardoso, que acabou no décimo lugar.

Classificação da prova feminina

1 – Sandrafelis Tuei (Quênia) 50min02s
2 – Pauline Kamulu (Quênia) 50min19s
3 – Mestawut Fikir Truneh (Etiópia) 52min45s
4 – Esther Kakuri (Quênia) 52min47s
5 – Birthukan Alemu (Etiópia) 53min06s

Folha de São Paulo
Brasileiros ficam fora de pódio na corrida São Silvestre Brasileiros ficam fora de pódio na corrida São Silvestre Reviewed by Redação on 19:55:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.