PB tem média de mil novos casos suspeitos de dengue por mês - PATOENSE.COM - O Portal de Notícias do Grupo Patoense

PB tem média de mil novos casos suspeitos de dengue por mês


A Paraíba registrou este ano 5.168 casos prováveis de dengue, conforme balanço divulgado nesta terça-feira (4) pela Secretaria de Estado da Saúde, o que significa uma média de 1.033 casos por mês. Os dados trazem também um aumento de 12,25% de casos prováveis da doença com relação ao mesmo período de 2018.

Além da dengue, a Saúde também registrou aumento em casos suspeitos de chikungunya, que saltaram de 401 em 2018 para 453 este ano. Já com relação a zika houve uma redução de 2,32% dos casos, caindo de 129 em 2018 para 126 este ano.

“Observamos a necessidade de qualificação assistencial principalmente para aqueles casos suspeitos de arboviroses em crianças e adolescentes. Reforçamos também a necessidade de implementação dos planos municipais de contingência para arboviroses, principalmente no trabalho de campo e mobilização da rede local”, informou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares.

Municípios
Ainda conforme a Saúde Estadual, os municípios da Paraíba com maior incidência das três doenças são: Alagoa Nova, Araruna, Areia, Baraúna, Caaporã, Cacimba de Dentro, Casserengue, Conde, Esperança, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Lucena, Maturéia, Princesa Isabel, São José de Princesa, São Sebastião do Umbuzeiro, Sertãozinho, Taperoá e Teixeira.

“Dessa forma, a SES orienta a intensificação das ações de campo de combate ao Aedes e o reforço das buscas ativas de casos suspeitos para detecção precoce dos casos, evitando-se o agravamento”, informou a Saúde.

Óbitos
A Saúde do Estado também registrou 24 óbitos por arboviroses (doenças causadas pelos vírus da dengue, zika, chikungunya) sendo: dois confirmados para dengue (Araruna e João Pessoa) e um confirmado para Zika (João Pessoa). Oito óbitos foram descartados Alagoa Nova (1), Areia (1), Campina Grande (2), Sousa (1), Serra Redonda (1), Soledade (1) e Umbuzeiro (1), todos após a realização de exames e investigação do município.

Ainda existem 13 óbitos em investigação: Bayeux (1), Cacimba de Areia (1), João Pessoa (4), Campina Grande (2), Conde (1), Fagundes (1), Junco do Seridó (1), Santa Rita (1) e Solânea (1). Dos óbitos que estão em investigação, quatro foram notificados pelo Serviço de Verificação de óbito (SVO), o que remete a exames mais específicos junto aos laboratórios de referência que, em média, demoram 30 dias.

Entre os casos sinalizados como óbitos suspeitos de arboviroses 58,3% tinham idade abaixo de 15 anos. Somando-se a este fato os dois casos confirmados (um de dengue e um de zika) são crianças de cinco anos abaixo.

Portal Correio
PB tem média de mil novos casos suspeitos de dengue por mês PB tem média de mil novos casos suspeitos de dengue por mês Reviewed by Redação on 17:36:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.